quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Infância & Tecnologias

 
     Esta linda garotinha  está com um ano e três meses. Chama-se Apoena  J. Lawisch Williamson, reside em outro país com sua família. Sua mãe chama-se Andrise, é uma brasileira maravilhosa que estudou na Escola Estadual de Redentora/RS. Solicitei-lhe autorização para publicar esta foto que mostra Apoena "brincando" com seus programas  favoritos. 
     Conforme afirma Andrise "Apoena adora mexer no IPad e sabe TUDO, incrível".
   Aqui, no Brasil, não é muito diferente: as crianças cujas situação financeira dos pais assim o permite estão desde muito cedo manuseando tablets, Ipad e assemelhados.
     Portanto, penso que quando estas crianças chegarem à escola, deverão encontrar uma sala de aula com lousa digital, instrumentos de tela móveis, realizar pesquisas em internet, caso contrário a escola estará na contramão da história com o processo de ensino fora de seu tempo.
     Ah! E as crianças que não têm estas condições! Esta é uma razão a mais para que a escola esteja instrumentalizada e os educadores preparados para propiciar um processo de ensino conforme a contemporaneidade o exige. Caso contrário, o sistema educacional brasileiro estará aumentando desigualdades entre os estudantes privilegiados sócio-economicamente e entre os estudantes cujo acesso ás tecnologias talvez aconteça somente no espaço escolar. 
     As tecnologias, inegavelmente, fazem grande diferença no mundo do trabalho e no exercício da cidadania.
     Os analfabetos digitais, caso existam, certamente enfrentarão grandes dificuldades para adentrar ao mundo do trabalho.
    Quem vive sem trabalho? A quem é destinada as tarefas que não exigem conhecimentos especializados e quanto é pago por elas?
     Pode a escola ignorar isto tudo?!
     Colegas, vamos dialogar sobre isto? Espero suas postagens.
     

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