quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Relato de Experiência

Produção de Vídeo Educativo

Tema: Respeito à Diversidade e à Multiculturalidade

     No ano de 2013, trabalhei com os estudantes do Ensino Médio, noturno, a produção de minicontos multimodais. Estes estudantes realizaram pesquisas e conceituaram conto, miniconto, linguagens híbridas,  hipertexto, hipermídias, sob a mediação da educadora.
     A interação entre educandos e educadora estreitou laços de amizade. O trabalho foi envolvente. Porém, devido à falta de tempo para concluí-lo, produzi a edição final do vídeo a qual dedico aos estudantes que se envolveram com este projeto: Produção de Vídeos Educativos/ Minicontos Multimodais.
     É real o que nos diz Mário Osório Marques, (2011, p. 93) "Escrever é iniciar uma aventura que não se sabe aonde vai nos levar" e, para produzir este vídeo, foi necessário pesquisar e escrever muito, para somente após estes passos preliminares estar apto a produzi-lo. 
     Realizamos pesquisa teórica e pesquisa empírica na comunidade para observar com "olhar atento de pesquisador" o que selecionar para compor o vídeo.
     Observei que houve um diálogo entre o local e o global ao adentrar no ciberespaço.
     Este projeto requer um trabalho interdisciplinar.
   É! "Uma andorinha sozinha não faz verão". Minha mãe sempre repetia este adágio popular cuja comprovação se faz em minha práxis pedagógica...
     Pois é! Já estou consciente que para realizar um bom trabalho é necessário o engajamento de todos os educadores, suporte teórico, além de os estudantes aceitarem o desafio de aprender de forma diferente: passarem de reprodutores de conhecimentos para produtores de sua própria história em uma escola que oportuniza aprendizagens significativas para todos, uma vez que ao  ensinar o educador também aprende. A interlocução de saberes acontece!
     Vem, colega! Vamos juntos planejar, executar e "curtir" os resultados...

Referências:

COSTA, Eliane Amaral. Tablets na Escola! E agora? In: A COMPLEXIDADE E A PLURALIDADE DO CONHECIMENTO / orgs. Celso José Martinazzo, Mário José Puhll.- Ijuí: Editora Unijuí, 2013 (Coleção trabalhos acadêmico-científicos)

LÉVY, Pierre. CIBERESPAÇO: um hipertexto com Pierre Lévy / orgs. Nize Maria Campos Pellanda e Eduardo Campos Pellanda.- Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.

MARQUES, Mário Osório. ESCREVER É PRECISO: o princípio da pesquisa - 2 Ed, - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011

MORAN, José Manoel. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA / José Manoel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens, - Campinas, SP: Papirus, 2000. – ( Coleção Papirus Educação)

PEREIRA, Josias. NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REDES EDUCATIVAS – Londrina: ERD Filmes, 2008

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA, Escrevendo o Futuro / NA PONTA DO LÁPIS. Caderno número 22, ano IX, agosto de 2013.

ROJO, Roxane Helena R. MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA / Roxane Rojo, Eduardo Moura (orgs.). São Paulo. Parábola Editorial, 2012


Sites visitados:
www.erdfilmes.com.br

http://escrevendo.cenpec.org.br - Site da Olimpíada da Língua Portuguesa - Estudos realizados:
*Caderno Virtual Ponto de Vista: Início > Biblioteca > Publicações > Caderno virtual;
*Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos / Início > Biblioteca > Artigos > Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos;
*Participação nos Blogs do site supracitado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário