Produção de Vídeo Educativo
Tema: Respeito à Diversidade e à Multiculturalidade
No ano de 2013,
trabalhei com os estudantes do Ensino Médio, noturno, a produção de minicontos
multimodais. Estes estudantes realizaram pesquisas e conceituaram conto,
miniconto, linguagens híbridas,
hipertexto, hipermídias, sob a mediação da educadora.
A interação entre educandos e educadora estreitou laços de
amizade. O trabalho foi envolvente. Porém, devido à falta de tempo para
concluí-lo, produzi a edição final do vídeo a qual dedico aos estudantes
que se envolveram com este projeto: Produção de Vídeos Educativos/ Minicontos Multimodais.
É real o que nos
diz Mário Osório Marques, (2011, p. 93) "Escrever é iniciar uma aventura
que não se sabe aonde vai nos levar" e, para produzir este vídeo, foi
necessário pesquisar e escrever muito, para somente após estes passos
preliminares estar apto a produzi-lo.
Realizamos pesquisa teórica e pesquisa empírica
na comunidade para observar com "olhar atento de pesquisador" o que
selecionar para compor o vídeo.
Observei que
houve um diálogo entre o local e o global ao adentrar no ciberespaço.
Este projeto
requer um trabalho interdisciplinar.
É! "Uma andorinha
sozinha não faz verão". Minha mãe sempre repetia este adágio popular cuja
comprovação se faz em minha práxis pedagógica...
Pois é! Já estou
consciente que para realizar um bom trabalho é necessário o engajamento de
todos os educadores, suporte teórico, além de os estudantes aceitarem o desafio
de aprender de forma diferente: passarem de reprodutores de conhecimentos para
produtores de sua própria história em uma escola que oportuniza aprendizagens
significativas para todos, uma vez que ao ensinar o educador também aprende. A
interlocução de saberes acontece!
Vem, colega! Vamos juntos planejar, executar e
"curtir" os resultados...
Referências:
COSTA, Eliane Amaral. Tablets na Escola! E agora? In: A
COMPLEXIDADE E A PLURALIDADE DO CONHECIMENTO / orgs. Celso José Martinazzo,
Mário José Puhll.- Ijuí: Editora Unijuí, 2013 (Coleção trabalhos
acadêmico-científicos)
LÉVY, Pierre. CIBERESPAÇO: um hipertexto com Pierre Lévy / orgs. Nize Maria Campos Pellanda e Eduardo Campos Pellanda.- Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
MARQUES, Mário Osório. ESCREVER É PRECISO: o princípio da pesquisa - 2 Ed, - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011
MORAN, José Manoel. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
/ José Manoel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens, - Campinas,
SP: Papirus, 2000. – ( Coleção Papirus Educação)
PEREIRA, Josias. NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO EM REDES EDUCATIVAS – Londrina: ERD Filmes, 2008
OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA, Escrevendo o Futuro / NA PONTA DO LÁPIS. Caderno número 22, ano IX, agosto de 2013.
ROJO, Roxane Helena R. MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA / Roxane
Rojo, Eduardo Moura (orgs.). São Paulo. Parábola Editorial, 2012
Sites visitados:
www.erdfilmes.com.br
http://escrevendo.cenpec.org.br - Site da Olimpíada da
Língua Portuguesa - Estudos realizados:
*Caderno Virtual Ponto de Vista: Início > Biblioteca ▼ > Publicações ▶ > Caderno virtual;
*Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos /
Início > Biblioteca ▼
> Artigos > Alfabetização e
letramento: os desafios contemporâneos;
*Participação nos Blogs do site supracitado
Nenhum comentário:
Postar um comentário