Fonte da Figura: http://pseudojournale.blogspot.com.br/2010/03/sobre-as-tecnologias-e-o-mundo-mudado.html
Tecnologias em sala de aula
Eliane Amaral Costa
Mestranda em Educação nas Ciências - UNIJUÍ
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão onipresentes na vida de todas as pessoas independente da idade destas.
As crianças e jovens deste século são "nativos digitais", nasceram nesta era chamada de Sociedade do Conhecimento, Era da Informação. São a "Geração do Click". Os mais velhos que aderiram são chamados de "imigrantes digitais", os que estão fora do ciberespaço, não usam computadores, etc, (perdoem-me o termo, ele não me pertence, mas sim à literatura) "analfabetos digitais".
o ciberespaço tornou claro o que é "global", "globalização", pois a internet derrubou fronteiras, mudou comportamentos, proporciona-nos a facilidade de falar com amigos e amores distantes com som e imagem nítidos com o movimento de um clique.
Há poucos dias, fiquei emocionada ao ouvir um colega e amigo professor contar que sua mãe ficara afônica devido a uma doença que levou-a à outra dimensão. A comunicação desta senhora foi estabelecida com familiares e amigos até seus últimos dias neste mundo, graças ao notebook que ela passou a usar.
Atualmente, são inúmeros os exemplos da necessidade do uso da internet e de aparelhos midiáticos (computadores, telefones celulares, tablets, etc.) necessários para exercermos nossa cidadania na vida social, no lazer e no trabalho. Isto é inegável e ficar contra é guerra perdida, é tiro no pé.
Defendo o uso adequado das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula. Penso que as Políticas Públicas estão corretas. Elas vêm insistindo na inserção das TICs na práxis pedagógica há mais de uma década. Vejamos documentos oficiais tais como: PCNs, Legislação do Ensino Médio Politécnico no RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário