terça-feira, 8 de abril de 2014

"O Porvir" - Pedro Demo

"Desafios das Linguagens do Século XXI"

Hoje, transcrevo o início do Capítulo Dois, realidades virtuais, da obra "O Porvir: Desafios das Linguagens do Século XXI cujo autor é Pedro Demo.
Pedro Demo, cursou Teologia em Petrópolis (RJ), realizou estudos de música. É PhD em Sociologia pela Universidade de Saabrücken, Alemanha (1967-1971, é pós-doutor pela Universität Erlangen-Nümberg, Alemanha (1983) e pela University of California at Los Angeles - UCLA (1999/200).  Eu poderia escrever inúmeras páginas sobre a biografia deste fabuloso escritor, mas não é o objetivo neste momento.
Segundo Demo (2007, p. 49) "Prensky persegue a ideia da aprendizagem digital com base em jogos (digital game-based learning), porque:
  1. aprendizagem digital com base em jogos vai ao encontro das necessidades e estilos de aprendizagens das gerações aprendizes de hoje e futuras;
  2. aprendizagem digital com base em jogos é motivadora, pois é divertida (fun);
  3. aprendizagem digital com base em jogos é enormemente versátil, adaptável a quase todo assunto, informação ou habilidade de aprender e, quando usada corretamente, (grifo meu) é extremamente efetiva".
A geração atual já não aceita uma escola em que há um que fala e outros que escutam, copiam, repetem,... Nem mesmo a sociedade está a exigir um cidadão com este perfil. Cada vez se exige mais criatividade, liderança, capacidade de resolver problemas.
Pode ser que a escola não esteja preparada para isto, mas urge que todos, unidos - pais, estudantes, gestores públicos e professores - façamos assembleias para discutir e buscar compreender que educação queremos para nossos filhos, nossos alunos, e como fazer para nos aproximar deste ideal de educação em escola pública estadual.
Bons livros podem nos ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário