sábado, 28 de dezembro de 2013

A Educação na Sociedade da Informação e do Conhecimento

Figura 1: Sociedade da informação, sociedade em rede


A educação na sociedade da informação e do conhecimento



"Desde o surgimento da escola, podem-se observar mudanças sociais e paradigmáticas que nem sempre esta instituição escolar consegue acompanhar. Atualmente, vivemos um momento histórico  marcado pela onipresença das tecnologias de informação e comunicação que transformam a forma de escrever, de guardar dados e, inclusive, de pensar. Isto exige dos professores atualização constante e permanente, pois se confrontam no cotidiano de seu trabalho com alunos, nativos digitais, que vivenciam um mundo de informações, cabendo à escola a função de orientá-los para transformá-las em conhecimento. Para isto urge que os professores desenvolvam a práxis educativa, religando os saberes, hoje, fragmentados pela “hiperespecialização, que se fecha em si mesma, sem permitir sua integração em uma problemática global” (MORIN, 2012, p. 9)." Eliane Amaral Costa . Tablets na Escola! E agora?. In: Celso José Martinazzo; Mário José Puhl.. (Org.). A Complexidade e a Pluralidade do Conhecimento. 1ªed.Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2013, v. , p. 153-166.
Antigamente, os alunos escreviam em lousas e em seguida tudo era apagado, para utilizá-las  novamente.      Atualmente, os artefatos tecnológicos possuem grande capacidade de memória, permitem inúmeras ações: conexão com a Internet, uso de aplicativos de som e imagem, correspondência por e-mail. Isto se configura em um novo desafio para educadores que pretendem educar conforme as exigências da contemporaneidade.
Colega educador, o que você tem a dizer sobre isto?

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