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Figura 1: Sociedade da informação, sociedade em rede |
A educação na sociedade da informação e do conhecimento
"Desde o surgimento da escola, podem-se
observar mudanças sociais e paradigmáticas que nem sempre esta instituição
escolar consegue acompanhar. Atualmente,
vivemos um momento histórico marcado pela onipresença das tecnologias
de informação e comunicação que transformam a forma de escrever, de guardar
dados e, inclusive, de pensar. Isto exige dos professores atualização constante
e permanente, pois se confrontam no cotidiano de seu trabalho com alunos,
nativos digitais, que vivenciam um mundo de
informações, cabendo à escola a função de orientá-los para transformá-las em
conhecimento. Para isto urge que os professores desenvolvam a práxis educativa,
religando os saberes, hoje, fragmentados pela “hiperespecialização, que se
fecha em si mesma, sem permitir sua integração em uma problemática global”
(MORIN, 2012, p. 9)." Eliane Amaral Costa . Tablets na Escola! E agora?. In: Celso José Martinazzo; Mário José Puhl.. (Org.). A Complexidade e a Pluralidade do Conhecimento. 1ªed.Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2013, v. , p. 153-166.
Antigamente, os alunos
escreviam em lousas e em seguida tudo era apagado, para utilizá-las novamente. Atualmente, os artefatos tecnológicos possuem grande capacidade de memória,
permitem inúmeras ações: conexão com a Internet, uso de aplicativos de som e
imagem, correspondência por e-mail. Isto se configura em um novo desafio para educadores que pretendem educar conforme as exigências da contemporaneidade.
Colega educador, o que você tem a dizer sobre isto?
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