Face na sala de aula
Na aula ministrada na Disciplina Tecnologias em Sala de Aula - Mestrado Educação nas Ciências - UNIJUÍ - fui surpreendida ao ouvir o Professor Dr Fernando comentar que um dos assuntos trata-se de redes sociais.
Pensando bem, está na hora de os professores conversarem abertamente sobre isto que virou tabu, comparando-se a assuntos como o sexo em séculos passados.
Utilização do Facebook em prol da educação
No ano letivo de 2013, tive alguns alunos que não conseguiam comparecer em todas as aulas e, muitas vezes, chegaram atrasados devido ao trabalho. Estes alunos trabalhavam o dia todo e estudavam à noite, alguns trabalhadores em pequenas empresas, outros filhos de pequenos agricultores que residem no interior do município de Redentora, outros, ainda, que trabalhavam em cidades distantes "na Colheita da Maçãs" e faltavam dias consecutivos de aulas
Eu não podia deixá-los sem os conteúdos, esquecer deles e continuar apenas com aqueles que tinham condições de frequentar normalmente as aulas. Seria exclusão disfarçada! "É culpa do aluno que não vem às aulas..." Então resolvi criar um grupo fechado no FB!"
Criação de Grupo do Facebook
Criei um grupo fechado no Facebook dos "Estudantes do Ensino Médio Noturno da Escola Feliciano".
Este Grupo serviu para nos aproximar, estreitar laços de amizade e, principalmente, atingir o objetivo maior: todos acompanharam as atividades propostas em sala de aula.
O "real" e o "virtual" estão intimamente ligados, pois o virtual só acontece porque pessoas "com corpo físico, alma e espírito" fazem o virtual acontecer.
O filtro do que usar cabe a mim, educadora, aplicar.
Ah! Mas que o mundo está conectado não se pode negar e ficar contra tudo isto é "guerra perdida" é "tiro no pé".
Mais vale participar, colaborar e emancipar os educandos para que sejam críticos e acessem o que lhes convém de acordo com a idade, série e curso que frequentam. Principalmente, que saibam selecionar os conteúdos oferecidos pela internet.
Para fazer isto é necessário estar ciente da existência do ciberespaço.
Fechar as portas da escola, negar acesso à internet e fingir que isto não está acontecendo no mundo, penso ser um desserviço à educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário