terça-feira, 15 de abril de 2014

Profissão Professor

Inovação

Gosto de coisas novas, também respeito e aprecio as que já deixaram de ser "novas".  Livros são imunes a serem caracterizados como novos ou velhos, seus conteúdos sim podem ser avaliados e considerados desatualizados.
Acredito que a dança acontece no palco da vida, quando conseguimos abrir a porta para o novo, sem deixar os antigos valores e metodologias nas quais acreditamos. Paradigmas mudam, outros emergem... A formação docente permanente proporciona a atualização constante. 
O segredo consiste em ter mente e corações abertos, saber a justa medida para aplicabilidade de cada metologia e o momento adequado para utilizá-las. Há muitas maneiras de ensinar e de aprender. O importante é ensinar educando e educar ensinando ...com respeito mútuo.
Conhecer e aplicar as diretrizes constantes nos PCNs e tantos outros documentos oficiais é preciso. Eles unificam e dão suporte ao trabalho docente.
Valorizemos o espaço da sala de aula e tenhamos consciência de quanto é bom estar nele. 
Uma coisa é certa: não há livro didático bom sem um bom professor, também não existe tecnologia que seja boa sem a intervenção criteriosa e assertiva de um ótimo professor.
Precisamos, sim, trabalhar interdisciplinarmente, planejar em conjunto, unindo vozes e ações em prol de uma educação pública de melhor qualidade. Não podemos nos contentar com o que já fizemos... Pois há muito ainda a realizar.
É no trabalho colaborativo que a Educação vai melhorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário